A mulher-coruja
A coruja é uma ave associada à filosofia. Ela é o animal que acompanha a deusa Palas Athena que é a divindade feminina do conhecimento, por ser um animal capaz de ver através das trevas.
Em fevereiro se 2021, a revista Cult me pediu para ilustrar um dossiê sobre os sonhos da pandemia. Tratava-se de uma pesquisa de psicanalistas e professores acerca dos sonhos de pessoas do Brasil todo durante aquele período assustador. O objetivo da pesquisa era construir o conceito de “oniropolítica”, considerando que também o inconsciente é político. Mas há que se apresentar provas e elas podem estar nos sonhos.
Semelhante a esse trabalho chamado Sonhos confinados, foi publicado nos anos 60 na Alemanha um trabalho sobre os Sonhos no Terceiro Reich, de autoria da jornalista Charlotte Beradt .
No dossiê da Cult - que pode ser lido no site da Revista - o sonho de uma filha que havia perdido a mãe, é profundamente tocante. A jovem de 26 anos sonhava com um ser que vivia no meio de uma floresta que ela atravessava com sua irmã, a qual ela tentava proteger por ser mais jovem do que ela. Esse ser era metade ave e metade mulher. Ele falava a língua humana e pedia que a sonhadora cuidasse de si mesma. Após o encontro com esse ser, outras pessoas que estavam junto a ela, foram levadas pelos ministros de Bolsonaro.
Em uma bela análise do sonho e seu contexto, Carla Rodrigues escreveu sobre essa mãe coruja protetora que a jovem tinha medo de esquecer. No trabalho do luto, a jovem em terapia não associava a sua mãe a essa imagem, que pode parecer óbvia para nós, já que a expressão “mãe-coruja” é usada constantemente para designar a mãe zelosa e orgulhosa de seus filhos. Para a sonhadora, o sonho falava apenas de política até que percebeu o óbvio. O óbvio que é a fonte de tanto sofrimento e que, por isso, tantas vezes evitamos ver.




Desenhei a mulher-coruja naquela época. Fiz 5 pinturas ligadas ao sonho, cujos originais pertencem à Revista Cult. Uma delas, em que a mulher-coruja aparece caindo em um círculo que a engole foi feita no contexto de um processo criativo envolvendo a artista Catarina Gushiken e a bailarina Fernanda Bueno. Essa obra nasce junto com O Vórtice, painel que criei junto com as artistas na mesma época e que pode ser visto no centro de São Paulo
A coruja é uma ave associada à filosofia. Ela é o animal que acompanha a deusa Palas Athena que é a divindade feminina do conhecimento, por ser um animal capaz de ver através das trevas. Tudo o que buscamos nessa complexa jornada humana no planeta Terra.
SONHEI A NOITE PASSADA COM ESSA MULHER METADE CORUJA E MATADE HUMANA E POR ISSO RESOLVI PROCURAR NA INTERNETE PARA VER SE ENCONTRAVA ALGO IGUAL,E ENCONTREI ESSA MATÉRIA ONDE VI EXATAMENTE A MESMA IMAGEM DO MEU SONHO